RESULTADOS DO PROJETO

  • Planos de aula

    A partir das vivências dos participantes e da demanda das escolas, o projeto busca desenvolver uma série planos de aulas de ensino médio e fundamental sobre diferentes temáticas da BNCC da Geografia.

  • Mapas

    Mapas educacionais com intuito de ampliar o leque de materiais didáticos dos professores.

  • Vídeos

    Vídeos sobre variadas áreas da Geografia abordando as temáticas da BNCC do ensino fundamental e médio.

  • Jogos lúdicos

    Produtos lúdicos como RPGs e jogos de tabuleiro com intuito de ampliar o acesso dos alunos aos contéudos.

    Breve descrição

    O projeto Residência Pedagógica é vinculado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. O programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da UFPR, denominado docente orientador.

    Plano de aula sobre noções de pré-história e sua associação com a Geografia


    Desenvolvido por Mateus Luciani dos Santos

    I.Tema do plano de Aula: Geografia – Noções de pré-história e sua associação com a Geografia

    II. Ano indicado: 7º ao 9º

    III. Quantidade de aulas previstas: 2

    IV. Materiais necessários: Slides para apresentação visual das imagens. Projetor para visualização dos slides. Caso não tenha disponibilidade de projetor, é possível utilizar imagens impressas nos livros da bibliografia.

     

     

    V. Objetivo(s) de aprendizagem:

     

    Geral: É esperado que os alunos consigam compreender uma noção introdutória da pré-história brasileira e suas correlações com a Geografia contemporânea.

    Específicos:

    ·         Entender que a formação territorial brasileira ultrapassa a barreira de 1500

    ·         Compreensão de fundamentos básicos da Arqueologia

    ·         Noções de movimentos migratórios do homo sapiens pelo planeta

    ·         Importância da preservação de sítios arqueológicos

    ·         Elementos geográficos na formação territorial pré-histórica brasileira

    ·         Influência climática na organização territorial passando desde a pré-história até o presente momento

    ·         Importância da correlação escalar do território e suas implicações tanto na pré-histórica como na atualidade

    VI. Justificativa (com indicações bibliográficas):

     

    A arqueologia é uma temática que em geral é pouco trabalhada em anos escolares tanto pelas disciplinas de História como em Geografia, portanto essa aula introdutória tem como intuito promover noções dessa área científica e a partir disso possibilitar correlações com outros conteúdos que os alunos estudam em Geografia. Além disso é uma forma de valorizar a pré-história brasileira e os nossos povos originários.

     



    VII. Conteúdo (tópicos a serem desenvolvidos na aula):

     

    A ordem cronológica da aula parte do pressuposto da dispersão geográfica dos agrupamentos de homo sapiens no mundo, chegando na América e finalmente no Brasil.

     

    AULA 1 40 minutos de aula expositiva

     

     

    Parte 1 Noções da arqueologia

    ·         Questionamento aos alunos sobre o que havia no Brasil pré invasão portuguesa?

    ·         Conceituação do sítio arqueológico

    ·         Definição da datação dos objetos

    ·          

    Parte 2 Noções básicas da  dispersão geográfica humana

    ·         Introdução básica do surgimento da espécie humana no continente africano

    ·         Apresentação da dispersão generalizada do ser humano pelo planeta

    ·         Discussão sobre as duas entradas de homo sapiens na América

     

     

    Parte 3 Pré-história Brasileira

    ·         Apresentação dos primeiros ocupantes do Brasil

    ·         Diferenciação entre os dois principais grupos que habitavam a pré história brasileira (população de Luzia e correlatas com aparência africanizada e grupos mais recentes com aparência mongolizada)

    ·         Introdução sobre os povos de Luzia

    ·         Introdução sobre as populações sambaquieiras

    ·         Introdução sobre os indígenas modernos (tupis-guaranis e jê)

     

     

     

    AULA 2 - 20 minutos de aula expositiva

     

    Parte 4 Abordagem específica de uma região do Brasil (nordeste)

    ·         Pode-se também abordar especificamente uma área do Brasil para detalhamento de agrupamentos pré-históricos daquela região.

    ·         Nesse exemplo escolheu-se o nordeste para detalhamento e buscou apresentar as ocupações da serra da capivara, além de elementos climáticos do nordeste no contexto pré-histórico e a agricultura realizada por grupos pré-históricos naquela região

     

     

    Parte 5 -  20 minutos

     

     

    ·         Exercício em grupos de 4 alunos com auxílio do professor: Nesse exercício é exigido que cada grupo escolha um sítio arqueológico já pré selecionado pelo professor. O  documento fornecido pelo professor terá uma descrição básica dos elementos de um sítio arqueológico, com a descrição dos achados. Com estes dados, cada grupo vai imaginar como aquele grupo habitava o território, além de fazer correlações com a sua forma moderna de ocupar o território.

     

     

     

     

    VIII. Metodologia (descrever a dinâmica da aula, as atividades propostas e como usar os materiais indicados):

     

    A primeira aula será essencialmente expositiva, tendo espaço para dúvidas e interações dos alunos. Já na segunda aula uma parte dela será expositiva e a outra será colaborativa entre os alunos para resolução da atividade proposta.

    IX. Bibliografia:

           ETCHEVARNE, CARLOS. A ocupação humana do Nordeste brasileiro antes da colonização portuguesa. Revista Usp, n. 44, p. 112-141, 1999.

           PROUS, André. O Brasil antes dos brasileiros: a pré-história do nosso país. Zahar, 2006.

           LOPES, Reinaldo José. 1499: o Brasil antes de Cabral. Harper Collins, 2017.

           MARTIN, Gabriela. Pré-história do Nordeste do Brasil. Editora Universitária UFPE, 1997.

           WAINER–USP, Luiz Carlos R. Pessenda; RENATO, C. Cordeiro–UFF; RUY, KP de. INFORMAÇÕES PALEOCLIMÁTICAS BRASILEIRAS.

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