PLANO DE AULA |
TEMA: Introdução ao conceito de urbanização, utilizando como objeto de estudo a cidade de Curitiba. |
OBJETIVOS |
GERAL: Espera-se que os discentes consigam compreender e correlacionar o processo de urbanização, em especial no que se refere a urbanização da cidade da escola em que está sendo aplicado o plano de aula (no nosso caso será Curitiba). O intuito portanto dessa aula é colaborar com o desenvolvimento da unidade temática: “O sujeito e seu lugar no mundo e Conexões e escalas” e consequentemente ser um suporte ao discente na construção das habilidades EF08GE02, EF08GE03 e EF08GE04 contidas na BNCC. |
ESPECÍFICOS: Desenvolver no discente uma visão geral dos principais conceitos sobre urbanização; exemplificar os elementos do processo de urbanização, utilizando como objeto de análise a cidade de Curitiba; aprofundar o processo de urbanização de Curitiba a partir de uma base historiográfica; correlacionar o processo de urbanização de Curitiba com de outras cidades; introduzir no discente uma visão crítica sobre a urbanização e a sua associação com as diversas formas de ocupar o território. |
CONEXÃO COM A BNCC |
GEOGRAFIA – 8º ANO Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escala Objeto de conhecimento: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais; Diversidade e dinâmica da população mundial e local Habilidades: (EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). (EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região. |
JUSTIFICATIVA |
O plano de aula se justifica pela necessidade de possibilitar que os discentes possam compreender o processo de urbanização a partir da ótica de sua cidade (no nosso caso de Curitiba). Com essa estratégia a compreensão dos temas abordados fica mais próximo a realidade dos alunos, assim elencando uma visão crítica sobre o uso e ocupação do solo e o processo de urbanização. |
CONTEÚDO |
A aula será dividida em três blocos INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE URBANIZAÇÃO
ABORDANDO O CONCEITO DE URBANIZAÇÃO ESPECIFICAMENTE AO CONTEXTO DA CIDADE DOS DISCENTES (CURITIBA NA NOSSA SITUAÇÃO)
|
METODOLOGIA |
A apresentação do conteúdo será de maneira expositiva através de slides e em simultâneo buscará aguçar nos discentes sua curiosidade perante a sua cidade, de modo que o docente levará pontos relevantes que os discentes deverão refletir a respeito e posteriormente anotar e responder como uma das atividades avaliativas. |
AVALIAÇÃO |
A avaliação será dividida em duas partes: No término da aula haverá um pequeno questionário de múltipla escolha simples a ser respondido. E como atividade de casa, os discentes deverão ter escutado atentamente a parte expositiva da aula e nos momentos que o docente levantou alguns questionamentos, os discentes deverão responder tais questionamentos de forma simplificada, sendo por áudio ou texto. |
REFERÊNCIAS |
● Básica Livro didático escolhido pela escola.
● Complementar BNCC: https://drive.google.com/file/d/1OQzyXXuc2oTB5PbjQB-bG04_yyACkZ6P/view?usp=sharing
BNCC na prática - Geografia: https://drive.google.com/file/d/1EgvwYm5T_kmGOopnOhkaBRnCDMK6fFPA/view?usp=sharing ● O sujeito e seu lugar no mundo; ● Conexões e escalas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário