RESULTADOS DO PROJETO

  • Planos de aula

    A partir das vivências dos participantes e da demanda das escolas, o projeto busca desenvolver uma série planos de aulas de ensino médio e fundamental sobre diferentes temáticas da BNCC da Geografia.

  • Mapas

    Mapas educacionais com intuito de ampliar o leque de materiais didáticos dos professores.

  • Vídeos

    Vídeos sobre variadas áreas da Geografia abordando as temáticas da BNCC do ensino fundamental e médio.

  • Jogos lúdicos

    Produtos lúdicos como RPGs e jogos de tabuleiro com intuito de ampliar o acesso dos alunos aos contéudos.

    Breve descrição

    O projeto Residência Pedagógica é vinculado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. O programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da UFPR, denominado docente orientador.

    O que é a urbanização? Como foi esse processo em Curitiba ? - 8 ano

     





    PLANO DE AULA

    TEMA:  Introdução ao conceito de urbanização, utilizando como objeto de estudo a cidade de Curitiba.

     


    OBJETIVOS

    GERAL:   Espera-se que os discentes consigam compreender e correlacionar o processo de urbanização, em especial no que se refere a urbanização da cidade da escola em que está sendo aplicado o plano de aula (no nosso caso será Curitiba). O intuito portanto dessa aula é colaborar com o desenvolvimento da unidade temática: “O sujeito e seu lugar no mundo e Conexões e escalas” e consequentemente ser um suporte ao discente na construção das habilidades EF08GE02, EF08GE03 e EF08GE04 contidas na BNCC.

    ESPECÍFICOS:  

    Desenvolver no discente uma visão geral dos principais conceitos sobre urbanização; exemplificar os elementos do processo de urbanização, utilizando como objeto de análise a cidade de Curitiba; aprofundar o processo de urbanização de Curitiba a partir de uma base historiográfica; correlacionar o processo de urbanização de Curitiba com de outras cidades; introduzir no discente uma visão crítica sobre a urbanização e a sua associação com as diversas formas de ocupar o território.

     

    CONEXÃO COM A BNCC

    GEOGRAFIA – 8º ANO

    Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escala

    Objeto de conhecimento: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais; Diversidade e dinâmica da população mundial e local


    Habilidades:

    (EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

    (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). 

    (EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.



    JUSTIFICATIVA

    O plano de aula se justifica pela necessidade de possibilitar que os discentes possam compreender o processo de urbanização a partir da ótica de sua cidade (no nosso caso de Curitiba). Com essa estratégia a compreensão dos temas abordados fica mais próximo a realidade dos alunos, assim elencando uma visão crítica sobre o uso e ocupação do solo e o processo de urbanização.



     

    CONTEÚDO

    A aula será dividida em três blocos

    INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE URBANIZAÇÃO

    • O que é o processo de urbanização?

    • Definindo a cidade

    • A urbanização como modo de vida (urbano)

    • Expansão da cidade, especificamente o avanço das infraestruturas e do conceito de conurbação 

    • Fatores atrativos e repulsivos ligados à urbanização

    • A relevância das cidades dentro da malha urbana (REGIC) 

    • Processos migratórios vinculados a urbanização, como êxodo rural 

    • Crescimento populacional (breve introdução a densidade demográfica e a relação com a urbanização)

    • O impacto da urbanização no meio-ambiente

    ABORDANDO O CONCEITO DE URBANIZAÇÃO ESPECIFICAMENTE AO CONTEXTO DA CIDADE DOS DISCENTES (CURITIBA NA NOSSA SITUAÇÃO)

    • A ocupação do território pré-urbanização 

    • Introdução histórica do início da urbanização na cidade a ser estudada (Curitiba)

    • A industrialização está vinculada ao processo de urbanização da cidade a ser estudada?

    • De onde veio o aumento populacional percebido na cidade? Aprofundar os processos de perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial (êxodo rural).

    • Definição dos fatores de atração e de repulsão presentes na cidade

    • Compreensão sobre fluxos migratórios latino-americanos vinculados a urbanização da cidade

    • Correlação do meio-ambiente e urbanização na cidade estudada

    • Comparação da urbanização da cidade estudada com processos de urbanização similares

     

     

    METODOLOGIA

    A apresentação do conteúdo será de maneira expositiva através de slides e em simultâneo buscará aguçar nos discentes sua curiosidade perante a sua cidade, de modo que o docente levará pontos relevantes que os discentes deverão refletir a respeito e posteriormente anotar e responder como uma das atividades avaliativas.

     

    AVALIAÇÃO

    A avaliação será dividida em duas partes:  No término da aula haverá um pequeno questionário de múltipla escolha simples a ser respondido. E como atividade de casa, os discentes deverão ter escutado atentamente a parte expositiva da aula e nos momentos que o docente levantou alguns questionamentos, os discentes deverão responder tais questionamentos de forma simplificada, sendo por áudio ou texto.

     

    REFERÊNCIAS

          Básica

    Livro didático escolhido pela escola.

     

          Complementar

    BNCC: 

    https://drive.google.com/file/d/1OQzyXXuc2oTB5PbjQB-bG04_yyACkZ6P/view?usp=sharing

     

    BNCC na prática - Geografia: 

    https://drive.google.com/file/d/1EgvwYm5T_kmGOopnOhkaBRnCDMK6fFPA/view?usp=sharing

        O sujeito e seu lugar no mundo;

    Conexões e escalas.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário