ALUNOS RESIDENTES: Bruna Lisboa, Carla Correia, Gabriela Muller, Izabela Marques, Joyce Lourenço, Luiza Serenato, Rodrigo Martins, Rodrigo Salles
ENDEREÇO ELETRÔNICO:
www.ctaoliviobelich.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1>
O Colégio Olívio Belich a partir da leitura do Projeto Político Pedaggico (2013) e de dados disponíveis em seu endereço eletrônico
Figura 1: Fotografia do Colégio Olívio Belich
Fonte: <http://www.ctaoliviobelich.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1>
O Colégio Estadual Deputado Olívio Belich localiza-se no Bairro Cajuru, na cidade de Curitiba/PR. De acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP), a escola atende a uma comunidade de classe média baixa e trabalhadora. Grande parte das e dos estudantes moram na periferia da Vila Trindade, pertencente ao Bairro Cajuru, onde os índices de violência são altos, além de ser uma região onde se constata a presença de considerável número de trabalhadores com empregos informais.
Segundo dados do IPPUC (2015), grande parte da população do bairro Cajuru tem uma renda de meio salário mínimo de até dois salários mínimos (FIGURA 2).
Figura 2: Renda por domicílio no Cajuru
Fonte: IPPUC Bairros.
De acordo com os registros presentes no PPP, o atendimento vai desde o 6° ano do Ensino Fundamental, até a 3°série do Ensino Médio, incluindo também jovens e adultos na modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA). No último levantamento, realizado em 2015, a escola contava com cerca de 1.400 educandos, além de possuir o Centro de Língua Estrangeira Moderna (CELEM), em Espanhol, porém o trabalho foi descontinuado na escola.
Sobre o corpo docente da escola, pontua-se a seguinte informação:
(...) A escola conta com um corpo docente de 10 pedagogos, 22 funcionários; faltam funcionários; 51 professores, na sua maioria, são formados em sua área de atuação com especialização (...). (PPP OLÍVIO BELICH, 2015).
Por ter sido elaborado em 2015 e por não apresentar atualizações, o PPP mostra-se desatualizado, assim como os dados do IPPUC expostos anteriormente, visto que o senso do IBGE que sustenta o mesmo é do ano de 2010. Ainda assim, a análise dos dados disponíveis é válida por não serem modificados e terem se somados aos dados coletados por amostragem pela equipe pedagógica da escola em 2015.
Nota-se no texto do PPP do Colégio Deputado Olívio Belich um compromisso pela busca da ação coletiva envolvendo toda a comunidade escolar para atingir melhorias significativas em benefício da relação ensino-aprendizagem, considerando o sujeito aluno como multidimensional. Além disso, observa-se uma visão crítica da sociedade, bem como da educação, pontuando problemas estruturais que envolvem a escola, o ensino e o aprendizado. Neste sentido, entende-se a educação como um “fator social” importante para formação de uma “sociedade verdadeiramente democrática; formação social dos indivíduos, resultando em sujeitos mais solidários (...)” (PPP OLÍVIO BELICH, p.18, 2015). Não obstante, ficam claros os limites que o próprio sistema capitalista impõe a um projeto “ideal” de educação.
O PPP destaca bem os objetivos de avaliação, das instâncias colegiadas como APMF, Conselho Escolar, Conselho de Classe, dentre outros. Chama a atenção do leitor o quadro comparativo entre as condições da escola no ano da construção do documento e quais os objetivos que a escola quer atingir. Por outro lado, evidencia-se a falta de um levantamento efetivo de dados quantitativos e qualitativos consistentes referente à formação dos professores; às condições econômicas e sociais no entorno da escola.
Apesar de a taxa de alfabetização dos habitantes do bairro Cajuru estar próxima dos 100%, os índices no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) são medianos, ainda que acompanhe a média de Curitiba (IPPUC, 2015). Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o IDEB da escola em 2015 foi de 3,4 e a meta para 2021 é de 5,2 (IDEB, MEC, 2015). Observando os dados acerca da violência na região e tendo em vista o público atendido pelo Colégio Estadual Deputado Olívio Belich, é de extrema importância que os valores de compromisso social empregados no PPP sejam de fato aplicados na realidade escolar, haja visto que a escola pode e deve ser um agente importante na transformação da realidade local e em uma escala mais ampla. Uma educação transformadora exige da escola a construção de narrativas fortes e da participação da comunidade local no cotidiano escolar, requerendo a responsabilidade de todos aqueles que se envolvem e se engajam na transformação de sua própria vida e na vida de cada estudante.
REFERÊNCIAS
Colégio Estadual Deputado Olívio Belich. Projeto Político Pedagógico. Curitiba: 2015.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília: INEP, MEC, 2020. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=5312900> Acesso: 06/04/2021.
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC Nosso Bairro: Cajuru/ Lucimara Wons, Coord. Curitiba: IPPUC, 2015. Disponível em <https://silo.tips/download/nosso-bairro-cajuru-regional-cajuru-populaao-domicilios>. Acesso em: 11/01/2021
SEED: Colégio Estadual Deputado Olívio Belich. Disponível em: <http://www.ctaoliviobelich.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1>. Acesso em: 11/01/21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário