RESULTADOS DO PROJETO

  • Planos de aula

    A partir das vivências dos participantes e da demanda das escolas, o projeto busca desenvolver uma série planos de aulas de ensino médio e fundamental sobre diferentes temáticas da BNCC da Geografia.

  • Mapas

    Mapas educacionais com intuito de ampliar o leque de materiais didáticos dos professores.

  • Vídeos

    Vídeos sobre variadas áreas da Geografia abordando as temáticas da BNCC do ensino fundamental e médio.

  • Jogos lúdicos

    Produtos lúdicos como RPGs e jogos de tabuleiro com intuito de ampliar o acesso dos alunos aos contéudos.

    Breve descrição

    O projeto Residência Pedagógica é vinculado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. O programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da UFPR, denominado docente orientador.

    Plano de Aula Primavera Árabe

     





    PLANO DE AULA

    TEMA: Primavera árabe

     

    AUTORES

    Gabriela  Müller

    Joyce Caroline  Lourenço 

    Luiza Serenato 

    Rodrigo  Dias Salles 

     



    TURMAS

    Oitavos anos

    OBJETIVOS 

    GERAL: Compreender o que foi o conflito chamado “Primavera árabe”, quais suas motivações e reivindicações,sua influência no mundo, qual a influência de outros países no conflito, conhecer mais a região do conflito através de mapas, notícias e meio físico;

    ESPECÍFICOS: compreender o que foi a primavera árabe e identificar as motivações, identificar a região do conflito.

     

     

    CONTEÚDO

     Primavera árabe, geopolítica árabe, ditaduras derrubadas, processo de transição para as novas democracias, meio físico da região do conflito e influências de outras nações. 

     

     

     

     

     

    METODOLOGIA

     Apresentação do conteúdo será de maneira expositiva através de slides e dialogada, dando abertura para tirar dúvidas durante a explicação,será apresentada a região do conflito para os alunos compreenderem melhor o que foi o conflito em questão, noticias que possibilitaram entender a dimensão do mesmo e seu resultado e impacto no mundo.    

      Uso das seguintes ferramentas: Google Meet, para realização da aula por videoconferência; Google Classroom para postagem dos materiais e atividades

     

     

     

     

    AVALIAÇÃO

    Para avaliar a compreensão do conteúdo, uma atividade simples disponibilizada no classroom. A atividade proposta consiste em uma interpretação de charge ou meme sobre o assunto trabalhado. 

     

     

    REFERÊNCIAS

    ·         Bibliografia Básica

    Livro didático escolhido pela escola:

    DELLORE, Cesar B. Araribá Mais Geografia, oitavo ano. São Paulo: Moderna, 2018. 

    ·         Complementar

    BNCC: 

    https://drive.google.com/file/d/1OQzyXXuc2oTB5PbjQB-bG04_yyACkZ6P/view?usp=sharing

    (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

    (EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

     

    BNCC na prática - Geografia: 

    https://drive.google.com/file/d/1EgvwYm5T_kmGOopnOhkaBRnCDMK6fFPA/view?usp=sharing

    • O sujeito e seu lugar no mundo;
    •  Conexões e escalas.

    CREP-PR 8° Ano. 

     

     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário