RESULTADOS DO PROJETO

  • Planos de aula

    A partir das vivências dos participantes e da demanda das escolas, o projeto busca desenvolver uma série planos de aulas de ensino médio e fundamental sobre diferentes temáticas da BNCC da Geografia.

  • Mapas

    Mapas educacionais com intuito de ampliar o leque de materiais didáticos dos professores.

  • Vídeos

    Vídeos sobre variadas áreas da Geografia abordando as temáticas da BNCC do ensino fundamental e médio.

  • Jogos lúdicos

    Produtos lúdicos como RPGs e jogos de tabuleiro com intuito de ampliar o acesso dos alunos aos contéudos.

    Breve descrição

    O projeto Residência Pedagógica é vinculado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. O programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da UFPR, denominado docente orientador.

    Carta aberta sobre os cortes de bolsa



    Programa Residência Pedagógica/Geografia/UFPR

    CARTA ABERTA

    Curitiba, 01 de novembro de 2021.

    O Programa Residência Pedagógica tem por característica possibilitar a estudantes de licenciaturas, futuros professores da rede pública, a iniciação prática no ambiente escolar, aprendendo com o planejamento, a observação e a regência em escolas estaduais, dando apoio às professoras/es preceptoras/es e interagindo ativamente junto aos alunos e alunas da rede pública, criando laços e relações de ensino e aprendizagem.

    Por mais uma vez o Governo Federal mostra descaso e omissão com a educação brasileira. Já estamos no mês de novembro, prestes a chegarmos no quinto dia útil do mês, momento costumeiro de pagamento da bolsa do PIBID e do Programa Residência Pedagógica para os estudantes e professores bolsistas e o benefício de outubro ainda não foi pago.

    Tais recursos já são previstos no orçamento anual e não foram pagos por conta da não priorização da destinação para essa rubrica no interior do poder executivo nacional.

    Na última quinta-feira (28/10), a Comissão Mista de Orçamento do Congresso aprovou a suplementação (na qual as bolsas não estariam incluídas caso houvessem sido priorizadas no interior dos gastos do governo) e a PLN 17/21 deve ir para votação em plenário, sem porém existir agenda no Congresso para essa pauta prevista para a próxima semana.

    Infelizmente o agravamento da situação das bolsas parece ser inevitável, já que a citada PLN só prevê suplementação para o pagamento da bolsa já com quase um mês em atraso, portanto para o pagamento da bolsa do mês de novembro, que vence nos próximos dias, será necessário o envio de um novo projeto de autoria do poder executivo e o cumprimento de todos os trâmites no congresso para a aprovação de um novo PLN.

    Considerando toda a problemática acima, nós, bolsistas residentes do Programa Residência Pedagógica do curso de Geografia da Universidade Federal do

    Paraná, em reunião realizada no dia 27 de outubro de 2021, decidimos, com aprovação da maioria, paralisar as atividades no Programa Residência Pedagógica em ambiente escolar virtual ou presencial, encaminhando o cumprimento das horas semanais previstas em ações de mobilização em prol do restabelecimento das bolsas do programa.

    RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA

    PEDAGÓGICA/GEOGRAFIA/UFPR

    #PaguemAsBolsasPibideRP

    Seguem links para maiores informações e envio de mensagens:

    https://www.congressonacional.leg.br/materias/pesquisa/-/materia/149591 https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cm o/conheca-acomissao/composicao ROBERTO ROCHA (PSDB/MA)

    https://www.facebook.com/SigaRoberto/(61)3303-1437/(61)3303-1506/(61)3303-1

    438 sen.robertorocha@senado.leg.br


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