A Residência
Pedagógica é um programa de formação destinado a estudantes que se encontrem
regularmente matriculados em cursos de licenciatura da UFPR, na modalidade
presencial ou à distância, que tenham cumprido pelo menos 50% da carga horária
total do curso. Tem a base legal do programa nos seguintes documentos: Edital
nº 01/2020/CAPES, Portaria nº 38/2018/CAPES, que institui o Programa de
Residência Pedagógica, Portaria nº 259/2019/CAPES e Edital
03/2020-PROGRAD/UFPR.
Na Residência
Pedagógica UFPR o subprojeto Geografia é
destinado a estudantes do curso de licenciatura em Geografia. Na escola-campo,
o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado
preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da UFPR, denominado
docente orientador.
Os subprojetos da RP
terão vigência de 18 meses com carga horária total de 414 horas de atividades,
organizadas em 3 módulos de seis meses com carga horária de 138 horas cada
módulo.
São objetivos do Programa de Residência Pedagógica (RP):
I. incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II. contribuir para a valorização do magistério;
III. elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Coordenação de Atividades Formativas e Estágios
IV. inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V. incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e VI. contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
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