Desenvolvido por Luíza Serenato
I. Tema do
plano de Aula: Migrações internas no Brasil |
|
II. Ano indicado: 7º ano |
III. Quantidade de aulas previstas: 3 |
IV. Materiais necessários: |
|
V. Objetivo(s)
de aprendizagem: |
|
VI. Justificativa: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. -
Para pensar na aplicação do
conteúdo em sala de aula, Cunha e Santos (2015) demonstram que a migração é
um movimento presente na vida de todas e todos os brasileiros e, portanto,
como sugerido para trabalho na Aula 2, os relatos e vivências dos próprios
estudantes ajudam discussão da problemática apresentada, além de aproximar
questões da disciplina de geografia, que muitas vezes pode ser abstrata, à
realidade das e dos educandos. |
|
VII. Conteúdo
(tópicos a serem desenvolvidos na aula): - Conceito
de migração e tipos de migração - Êxodo
rural - Desigualdade social e o trabalho
|
|
VIII. Metodologia (descrever a dinâmica da aula,
as atividades propostas e como usar os materiais indicados): - Exibição do filme “O caminho das nuvens”
disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=EJXGsSogc_g>. A/o docente
pode adaptar o tempo de aula com a turma e passar alguns trechos principais
na aula. - Iniciar a aula fazendo uma reflexão sobre o filme, abordar a questão das dimensões territoriais do Brasil e as diferenças entre elas. Perguntar quais elementos do filme as e os alunos conseguiram identificar que explicitam essas diferenças, tanto em termos físicos como em termos humanos e econômicos. É possível introduzir a questão de acesso e propriedade da terra e da formação dos grandes centros urbanos brasileiros e o processo de favelização nas periferias das cidades. Também pode ser perguntado as e aos estudantes quem é natural de onde mora e quem a família veio de outras regiões do Brasil e os motivos dessa migração. - Após o debate, a/o docente pode introduzir, com auxílio do quadro, o conceito e os tipos de migração, relacionando aos fatores econômicos de cada região. Pelo computador e projetor, mostrar os mapas demográficos do Brasil. Sugestão de material e mapas de apoio: < http://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Resultados_Gerais_da_Amostra/errata_ migracao.pdf>, < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64529_cap5.pdf>. AULA 3 - Apresentação dos trabalhos avaliativos. |
|
IX. Encaminhamento/atividade avaliativa: -Distribuir as e os estudantes
em cinco grupos. Cada grupo deve ficar com uma das regiões do Brasil e
produzir um cartaz ou slides para apresentar pesquisa sobre o saldo
migratório e os fatores de atração e repulsão de cada região. |
|
X. Indicações
de materiais de consulta |
|
XI. Bibliografia: CONCLA/IBGE. Migração e deslocamento. Disponível em <https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/article/95-7a12/7a12-vamos-conhecer-o-brasil/nosso-povo/1471-migracao-e-deslocamento.html>. Acesso em: 17/01/2021. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário