RESULTADOS DO PROJETO

  • Planos de aula

    A partir das vivências dos participantes e da demanda das escolas, o projeto busca desenvolver uma série planos de aulas de ensino médio e fundamental sobre diferentes temáticas da BNCC da Geografia.

  • Mapas

    Mapas educacionais com intuito de ampliar o leque de materiais didáticos dos professores.

  • Vídeos

    Vídeos sobre variadas áreas da Geografia abordando as temáticas da BNCC do ensino fundamental e médio.

  • Jogos lúdicos

    Produtos lúdicos como RPGs e jogos de tabuleiro com intuito de ampliar o acesso dos alunos aos contéudos.

    Breve descrição

    O projeto Residência Pedagógica é vinculado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. O programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da UFPR, denominado docente orientador.

    PLANO DE AULA - Migrações internas no Brasil






    Desenvolvido por Luíza Serenato


    I. Tema do plano de Aula: Migrações internas no Brasil

     

    II. Ano indicado: 7º ano

    III. Quantidade de aulas previstas: 3

     

    IV. Materiais necessários:

     Computador, projetor, quadro, giz.


    V. Objetivo(s) de aprendizagem:

     Compreender as características da população brasileira e as dinâmicas migratórias internas, bem como a forma com que estas se relacionam à formação territorial do país.


    VI. Justificativa:

     -  De acordo com a unidade temática da BNCC “Conexões e escalas”, em suas diretrizes ao 7º ano, é esperando que sejam desenvolvidas nas aulas de geografia as seguintes habilidades:

    (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

     (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

     -    Segundo o IBGE “O Censo 2010 mostrou que 35,4% da população não residia no município onde nasceu, sendo que 14,5% (26,3 milhões de pessoas) moravam em outro estado. São Paulo (8 milhões de pessoas), Rio de Janeiro (2,1 milhões), Paraná (1,7 milhão) e Goiás (1,6 milhão) acumularam a maior quantidade de pessoas residentes que não nasceram lá. Enquanto isso, Minas Gerais (3,6 milhões de pessoas), Bahia (3,1 milhões), São Paulo (2,4 milhões) e Paraná (2,2 milhões) foram os estados com os maiores volumes de população natural que foi morar em outras unidades da federação”. É de grande importância para o aprendizado e conhecimento sobre a formação territorial, social e econômica do Brasil que se entenda os fluxos migratórios internos do país e seus motivos. Por ser um assunto complexo e se tratar de uma aula para o 7º ano, a metodologia baseada na apresentação e discussão do filme “O caminho das nuvens”, que retrata um dos grandes movimentos populacionais brasileiros (nordeste-sudeste), pode ser interessante para dinamizar o conteúdo. O filme é baseado na história real de uma família paraibana que, no final dos anos 90 ruma, de bicicleta, para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida. Apesar de retratar uma realidade relativamente recente, a questão migratória de nosso país toma força anos antes, nas décadas de 70 e 80 e se relacionam com diversos fatores geográficos, sociais, políticos e econômicos, tais como a mecanização do campo e a expulsão de agricultores, formação de grandes centros urbanos e a favelização das periferias. Braga (2006) apresenta detalhadamente este histórico, aliado a uma análise de renda, idade, escolarização e região das pessoas que migraram internamente no Brasil entre 1980 e 2000.

     

    -    Para pensar na aplicação do conteúdo em sala de aula, Cunha e Santos (2015) demonstram que a migração é um movimento presente na vida de todas e todos os brasileiros e, portanto, como sugerido para trabalho na Aula 2, os relatos e vivências dos próprios estudantes ajudam discussão da problemática apresentada, além de aproximar questões da disciplina de geografia, que muitas vezes pode ser abstrata, à realidade das e dos educandos.

     

    VII. Conteúdo (tópicos a serem desenvolvidos na aula):

     -  Características da população brasileira

    -   Conceito de migração e tipos de migração

    -   Êxodo rural

    -   Desigualdade social e o trabalho

     

    VIII. Metodologia (descrever a dinâmica da aula, as atividades propostas e como usar os materiais indicados):

     AULA 1 

    - Exibição do filme “O caminho das nuvens” disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=EJXGsSogc_g>. A/o docente pode adaptar o tempo de aula com a turma e passar alguns trechos principais na aula.

     AULA 2 

    -   Iniciar a aula fazendo uma reflexão sobre o filme, abordar a questão das dimensões territoriais do Brasil e as diferenças entre elas. Perguntar quais elementos do filme as e os alunos conseguiram identificar que explicitam essas diferenças, tanto em termos físicos como em termos humanos e econômicos. É possível introduzir a questão de acesso e propriedade da terra e da formação dos grandes centros urbanos brasileiros e o processo de favelização nas periferias das cidades. Também pode ser perguntado as e aos estudantes quem é natural de onde mora e quem a família veio de outras regiões do Brasil e os motivos dessa migração.

    -  Após o debate, a/o docente pode introduzir, com auxílio do quadro, o conceito e os tipos de migração, relacionando aos fatores econômicos de cada região. Pelo computador e projetor, mostrar os mapas demográficos do Brasil. Sugestão de material e mapas de apoio: < http://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Resultados_Gerais_da_Amostra/errata_ migracao.pdf>, < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64529_cap5.pdf>.

    AULA 3

    - Apresentação dos trabalhos avaliativos. 

    IX. Encaminhamento/atividade avaliativa: 

    -Distribuir as e os estudantes em cinco grupos. Cada grupo deve ficar com uma das regiões do Brasil e produzir um cartaz ou slides para apresentar pesquisa sobre o saldo migratório e os fatores de atração e repulsão de cada região.

    X. Indicações de materiais de consulta

     BRAGA, F. G. Migração Interna e Urbanização no Brasil Contemporâneo: Um estudo da Rede de Localidades Centrais do Brasil (1980/2000). Caxambu: o XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, set/2006. Disponível em < https://www.researchgate.net/profile/Fernando_Braga6/publication/238666090_Migracao_Interna _e_Urbanizacao_no_Brasil_Contemporaneo_Um_estudo_da_Rede_de_Localidades_Centrais_do _Brasil_19802000/links/56eb030f08ae9dcdd82a6cd9.pdf>. Acesso em: 19/02/2021.

     BULL, V. N. O estudo da migração no ensino fundamental: humanizando sujeitos e saberes. Porto Alegre: Discentação   apresentada ao Programa de Pós-Graduação            em            Ensino de História/UFRGS, 2020.    Disponível   em:   <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/213419>. Acesso em: 17/01/2021.

     CUNHA, W. C. F. Migração a partir do cotidiano do aluno. Goiânia: VI EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. PUC Goiás. 2015. Disponível em < http://cepedgoias.com.br/edipe/viedipe/PDF/GT13%20Dialogos%20pdf/GT13%20MIGRACAO %20A%20PARTIR%20DO%20COTIDIANO%20DO%20ALUNO.pdf>. Acesso em 17/01/2021.

     DOTA, E. M.; QUEIROZ S. N. Migração interna em tempos de crise no Brasil. Poços de Caldas: XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, set/2018. Disponível em: <http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/3058/2920>. Avesso em 19/01/2021

     

    XI. Bibliografia:

    CONCLA/IBGE. Migração e deslocamento. Disponível em <https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/article/95-7a12/7a12-vamos-conhecer-o-brasil/nosso-povo/1471-migracao-e-deslocamento.html>. Acesso em: 17/01/2021.

     IBGE. Atlas do Censo Demográfico 2010: fluxos da população no território. < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv64529_cap5.pdf>. Acesso em 19/01/2021.

     IBGE. Censo Demográfico 2010: Resultados Gerais da Amostra <http://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Resultados_Gerais_da_Amostra/errata _migracao.pdf>. Acesso em 17/01/2021.

     MEC. BNCC. Disponível em < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 17/01/2021.

     

     

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