I.Tema do plano de Aula: Cartografia |
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II. Ano indicado: 6º ano |
III. Quantidade de aulas previstas: 1 |
IV. Materiais necessários: Mapas temáticos nacionais, regionais, estaduais e municipais |
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V. Objetivo(s) de aprendizagem: Objetivo geral: Mostrar o conceito de mapa, seus elementos e formas que as informações aparecem Objetivos específicos Elucidar o conceito de representação Demonstrar diferentes perspectivas de representação Abordar a questão da escala, e a diferença entre suas representações gráfica e numérica Compreender os elementos que compõem um mapa: título, legenda, símbolos, fonte, cores, escala, rosa dos ventos, etc. Mostrar exemplos de informações em pontos, linhas e áreas Explicar como as cores podem representar a diferença ou a intensidade de um fenômeno
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VI. Justificativa (com indicações bibliográficas): Faria (2013, p. 47) realizou uma pesquisa com professores de Geografia, questionando qual conteúdo os alunos mais têm dificuldade em aprender. 56% dos entrevistados responderam o conteúdo de cartografia. 22% dos entrevistados responderam que é a interpretação de textos, mapas e gráficos. Atualmente, a interpretação de mapas são questões frequentes no ENEM. Souza (et. al, 2018) analisaram questões sobre interpretação de mapas no ENEM, e concluíram que o conteúdo ainda é um desafio para os alunos.
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VII. Conteúdo (tópicos a serem desenvolvidos na aula): Alfabetização cartográfica
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VIII. Metodologia (descrever a dinâmica da aula, as atividades propostas e como usar os materiais indicados): Apresentar um mapa. Antes da explicação, fazer perguntas aos alunos para realizar um diagnóstico do nível de conhecimento da turma, como: De onde é o mapa? Qual o tema do mapa? O que ele representa? Qual a fonte do mapa? Quais as quantidades? Após registrar as respostas dos alunos, explicar cada um dos elementos. Depois, apresentar um novo mapa, e realizar novas perguntas. Buscar questões de ENEM e vestibular que envolve mapas, e resolver junto aos alunos, discutindo cada uma das alternativas erradas e corretas.
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VIII Avaliação Será de forma processual, ou seja, no início da aula são feitas perguntas aos alunos sobre os mapas que eles conhecem para avaliar seus conhecimentos. A atividade pode ser repetida diversas vezes, com diferentes mapas, para avaliar o progresso no desempenho de cada aluno.
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IX. Bibliografia: FARIA, Inajara. a formação geográfica dos cursos de licenciatura em pedagogia das instituições de ensino superior públicas do estado do Rio Grande do Sul. Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), 2013 MARTINELLI, Marcelo. Os mapas da geografia e cartografia temática. Contexto, São Paulo, 2003 SANCHEZ, M. C. A cartografia como técnica auxiliar da Geografia. Boletim de Geografia Teorética, n. 6, p 31-46, 1973. SOUZA, Eliandro Lira de (et al) DISCUTINDO QUESTÕES ENVOLVENDO MAPAS NAS PROVAS DE GEOGRAFIA NO ENEM DE 2015 E 2016. Anais do I colóquio |
Mapas temáticos nacionais, regionais, estaduais e municipais
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