RESULTADOS DO PROJETO

  • Planos de aula

    A partir das vivências dos participantes e da demanda das escolas, o projeto busca desenvolver uma série planos de aulas de ensino médio e fundamental sobre diferentes temáticas da BNCC da Geografia.

  • Mapas

    Mapas educacionais com intuito de ampliar o leque de materiais didáticos dos professores.

  • Vídeos

    Vídeos sobre variadas áreas da Geografia abordando as temáticas da BNCC do ensino fundamental e médio.

  • Jogos lúdicos

    Produtos lúdicos como RPGs e jogos de tabuleiro com intuito de ampliar o acesso dos alunos aos contéudos.

    Breve descrição

    O projeto Residência Pedagógica é vinculado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. O programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da UFPR, denominado docente orientador.

    Mapas temáticos nacionais, regionais, estaduais e municipais


    I.Tema do plano de Aula:

    Cartografia

    II. Ano indicado:

    6º ano

    III. Quantidade de aulas previstas:

    1

    IV. Materiais necessários:

    Mapas temáticos nacionais, regionais, estaduais e municipais

    V. Objetivo(s) de aprendizagem:

    Objetivo geral:

    Mostrar o conceito de mapa, seus elementos e formas que as informações aparecem

    Objetivos específicos

    Elucidar o conceito de representação

    Demonstrar diferentes perspectivas de representação

    Abordar a questão da escala, e a diferença entre suas representações gráfica e numérica

    Compreender os elementos que compõem um mapa: título, legenda, símbolos, fonte, cores, escala, rosa dos ventos, etc.

    Mostrar exemplos de informações em pontos, linhas e áreas

    Explicar como as cores podem representar a diferença ou a intensidade de um fenômeno


    VI. Justificativa (com indicações bibliográficas):

    Faria (2013, p. 47) realizou uma pesquisa com professores de Geografia, questionando qual conteúdo os alunos mais têm dificuldade em aprender. 56% dos entrevistados responderam o conteúdo de cartografia. 22% dos entrevistados responderam que é a interpretação de textos, mapas e gráficos. Atualmente, a interpretação de mapas são questões frequentes no ENEM. Souza (et. al, 2018) analisaram questões sobre interpretação de mapas no ENEM, e concluíram que o conteúdo ainda é um desafio para os alunos.


    VII. Conteúdo (tópicos a serem desenvolvidos na aula):

    Alfabetização cartográfica


    VIII. Metodologia (descrever a dinâmica da aula, as atividades propostas e como usar os materiais indicados):

    Apresentar um mapa. Antes da explicação, fazer perguntas aos alunos para realizar um diagnóstico do nível de conhecimento da turma, como: De onde é o mapa? Qual o tema do mapa? O que ele representa? Qual a fonte do mapa? Quais as quantidades?

    Após registrar as respostas dos alunos, explicar cada um dos elementos.

    Depois, apresentar um novo mapa, e realizar novas perguntas.

    Buscar questões de ENEM e vestibular que envolve mapas, e resolver junto aos alunos, discutindo cada uma das alternativas erradas e corretas.


    VIII Avaliação

    Será de forma processual, ou seja, no início da aula são feitas perguntas aos alunos sobre os mapas que eles conhecem para avaliar seus conhecimentos. A atividade pode ser repetida diversas vezes, com diferentes mapas, para avaliar o progresso no desempenho de cada aluno.


    IX. Bibliografia:

    FARIA, Inajara. a formação geográfica dos cursos de licenciatura em pedagogia das instituições de ensino superior públicas do estado do Rio Grande do Sul. Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), 2013

    MARTINELLI, Marcelo. Os mapas da geografia e cartografia temática. Contexto, São Paulo, 2003

    SANCHEZ, M. C. A cartografia como técnica auxiliar da Geografia. Boletim de Geografia Teorética, n. 6, p 31-46, 1973.

    SOUZA, Eliandro Lira de (et al) DISCUTINDO QUESTÕES ENVOLVENDO MAPAS NAS PROVAS DE GEOGRAFIA NO ENEM DE 2015 E 2016. Anais do I colóquio

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário